sábado, 17 de maio de 2008

Rondônia



Praça das Três Caixas D'Água - Vindas em kits dos EUA no começo do século para servir a EFMM, é hoje o símbolo oficial da cidade. No fim-de-ano ficam todas iluminadas. Um lindo cartão postal!Av. Carlos c/ Rogério Weber, Caiari

Estrada de Ferro Madeira Mamoré - EFMM - São mais de cem anos de história! Passeie pela lendária "Maria Fumaça" até a cachoeira de Santo Antônio nos finais de semana.Início da Av. 7 de Setembro, Centro.

Prédio do Relógio - Foi sede da EFMM nos anos 50. Seus belos vitrôs mostram os ciclos econômicos da região. Hoje sedia a Fundação Cultural e o Museu Estadual. A arquitetura lembra uma locomotiva estilizada.Av. 7 de Setembro c/Farqhuar, Centro

Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - Está instalado em um dos galpões que integram o Complexo Turístico Ferroviário de Porto Velho, antigo armazém da ferrovia, no início da Av. 7 de Setembro, principal via da cidade. Ali ainda podem-se observar o prédio da estação de passageiros, os galpões de armazéns - hoje transformados em oficina e Museu, a rotunda, a oficina de manutenções, e a casa de máquinas do Plano Inclinado, já descaracterizada, onde funcionam uma lanchonete e o Museu Geológico. No pátio encontram-se velhas locomotivas e vagões de passageiros recuperados, bem como litorinas e um guindaste sobre trilhos.Uma pequena amostra dos bens que pertenceram ao patrimônio da ferrovia compõe o acervo do Museu da EFMM. Podemos destacar móveis de escritório, relógios de ponto dos ex-ferroviários, carimbos, máquinas calculadoras e de datilografia e cofres. Há também uma "cegonha" e um "velocípede" (usadas no transporte dos feitores que fiscalizavam a linha), equipamentos de oficina como tornos, máquinas de solda, formas para moldagem de peças, etc.
Destaca-se em importância histórica, a primeira locomotiva a chegar a Amazônia, a velha e querida máquina 12 - a Coronel Church, de fabricação Baldwin, norte-americana.Anexo pode-se comprar artesanato regional.Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta, das 8 às 12h e das 14 às 18h.

Catedral de Porto Velho
A catedral católica do Sagrado Coração de Jesus foi construída em 1927 por padres Salesianos, é o maior e mais belo santuário de Rondônia. Suas obras internas e o estilo colonial dá um contraste interessante à paisagem amazônica.. Está localizada no extremo do bairro Caiarí. À sua frente fica a sede da Prefeitura Municipal, à direita o Colégio Barão do Solimões e, à esquerda a Prelazia, onde no passado funcionou o Ginásio Dom Bosco.


Centro da Cidade
O Porto fica próximo ao local onde existiu o ponto de atracação denominado "porto velho dos militares", origem do nome da cidade. Não dispõe de qualquer infra-estrutura portuária. As embarcações encostam nas margens do rio Madeira, e as amarras são fixadas no terreno. Os embarques se fazem por meio de "pontes" formadas de tábuas. Daí partem embarcações (os motores de linha), que levam passageiros em direção ao Amazonas.
Parque Dr. José Adelino de Moura ( Parque Circuito )
Mais conhecido como Parque Circuito, seu nome homenageia um querido pediatra precocemente falecido. Foi instalado em uma fracassada plantação de seringueiras na antiga "estrada dos tanques", hoje Avenida Lauro Sodré, logo após o Parque de Exposições. Entre as seringueiras, dezenas de pessoas exercitam-se diariamente nas trilhas, desde as primeiras luzes do dia. Na mata que dá seqüência ao velho seringal, outras trilhas permitem caminhadas em contato com a natureza. Com a área das seringueiras totalmente iluminada, e uma simpática lanchonete na entrada, tem grande freqüência noturna, também.

Parque Nacional do Pacaás Novos - O Parque Nacional de Pacaás Novos foi criado pelo Decreto Federal Nº 84.019 de 21/09/1979. A ocupação acelerada da nova fronteira agrícola representada pelo Estado de Rondônia, iniciada na década de 70, tornou imprescindível a proteção de parte de seus recursos naturais. Nesse sentido a criação do Parque resultou de estudos desenvolvidos em 1978 no âmbito dos extintos IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal) e SUDECO (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste), com os objetivos específicos de preservar amostras representativas dos ecossistemas da região, transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, além de áreas onde encontram-se duas espécies raras da família Podocarpeae (Podocarpus raspiliosii e Podocarpus selovii), de ocorrência restrita na Amazônia. O parque tem área total de 764.801 ha e seu Plano de Manejo foi elaborado em 1984.
Localização e Acesso
Localiza-se na região central do Estado, estendendo-se pelos municípios de Guajará Mirim, Nova Mamoré, Campo Novo, São Miguel do Guaporé, Montenegro, Gov. Jorge Teixeira, Alvorada d'Oeste e Mirante da Serra, no local onde se desenvolve a serra dos Pacaás Novos, enquadrado dentro das coordenadas geográficas 10g 10min - 11g 50min de latitude sul e 62g 30min - 64g 10min de longitude oeste de Greenwich. O acesso pode ser por via terrestre e fluvial, embora as precárias condições das estradas BR421 e BR429 recomendem que o IBAMA seja consultado antes de qualquer visita. Cerca de dois terços do Parque coincide com áreas ocupadas pelas nações indígenas Uru-eu-wau-wau e Uru-pa-in.

Nenhum comentário: