sábado, 17 de maio de 2008

Rio Grande do Norte




NATAL
Natal é única a começar pela sua fundação. A primeira versão, para a origem e nome da cidade, diz que a 25 de dezembro de 1597, a esquadra de Mascarenhas Homem adentrou à barra do Rio Potengi. A segunda fala da celebração de uma missa na noite de Natal de 1599. A versão aceita é a segunda e Natal comemorou 400 anos em 1999.
A Cidade do Sol tem uma área de 172 km2 e uma população estimada em 800 mil habitantes. Devido a sua proximidade com a Linha do Equador e a sua condição geográfica, Natal apresenta temperatura média de 28oC e dias com até quinze horas de sol.
Somente a partir dos anos 20, Natal começou a se desenvolver de maneira mais rápida. Durante a Segunda Guerra, as Força Aliadas aqui se instalaram. Em seus aviões, partiam para Dakar, na África, com destino ao conflito na Europa.Natal é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil. Suas dunas, praias e o fato de ter o ar mais puro das Américas atrai pessoas de todo o mundo.


LITORAL SUL

As mais belas praias do Nordeste em 100 KM. Apenas isto separa Natal de Sagi, a praia que fica na divisa com a Paraíba. Quase chegando ao final, tem Pipa. Essa mesma Pipa de que tanto você ouviu falar e que vem sempre acompanhada da frase "é o paraíso!".

Sagi fica na divisa com a Paraíba. Não há uma única construção em grande parte de sua extensão. É quase totalmente inexplorada. As águas de seus rios tem uma coloração diferente e uma das lagoas é popularmente chamada de ”Lagoa da Coca-Cola”.


Baia Formosa - É outra praia que acertaram na escolha do nome. Fica a 97 km de Natal e é a penúltima praia do Litoral Sul.

Cunhaú - Lagoas, rios e mar. Em Barra de Cunhaú, diferente da maioria das outras praias do Rio Grande do Norte, há uma longa faixa de areia. Em vários pontos nascem árvores e grama. Isto é exclusividade de Barra de Cunhaú.

PIPA - Certamente você já ouviu falar de Pipa. Uma praia diferente, na qual misturam-se pessoas do mundo inteiro. É comum chegar como turista e virar morador. Pipa era uma quase inacessível vila de pescadores que virou uma vila do mundo.


LITORAL NORTE
O Litoral Norte é o mais extenso do Rio Grande do Norte. Tibau, a praia que fica junto à divisa com o estado do Ceará, fica a 336 km de Natal, se você for pela estrada. O passeio pelo Litoral Norte começa com a travessia de balsa no Rio Potengi, que vai lhe levar até a praia da Redinha.

Redinha - Você pode chegar à praia da Redinha de duas maneiras: pela estrada (RN 302), em curtos 15 km, ou pela balsa, atravessando o Rio Potengi, o “rio grande do norte”, que deu nome ao estado. De lá, partem os famosos passeios de bugre pelas prais e dunas do Litoral Norte.

Genipabu - Quem nunca ouviu falar de Genipabu? Quem não tem um amigo ou conhecido que, vindo ao Rio Grande do Norte, passeou pelas dunas fixas e móveis desta bela praia. Excelente para o banho, Genipabu tem ainda uma lagoa que se esconde entre as dunas e que só os bugreiros autorizados a fazer os passeios podem lhe mostrar. É lá também que se pratica o esqui de areia e, para os menos ousados, o "esqui-bunda", onde você desce uma duna enorme sentado em um pequeno "skate sem rodas".




Barra do Rio - Barro do Rio é uma pequena praia na qual, querendo ou não, você vai ter que surfar. E de bugre. Para atravessar até Graçandu, o bugre atravessará o rio, que mistura água doce e salgada, em cima de uma pequena balsa artesanal movida pela força dos garotos que moram nos arredores.

Maracajaú - E se você é surfista ou mergulhador, aqui é o seu lugar no Litoral Norte. O mar aberto providencia as ondas e a limpeza da água é coisa de cinema.

Nenhum comentário: